Thursday, November 25, 2004

Insetos e Idiotas

Na filosofia budista de Nitiren Daishonin existe uma frase: "Um inseto nas entranhas do leão é capaz de matá-lo". Significando que  muitas vezes o perigo de destruição não vem de fora, mas de dentro. Às vezes, não são os inimigos declarados os responsáveis pela derrota, mas as pessoas consideradas "aliadas", parentes, "amigas" e até mesmo o próprio orgulho, vaidade e prepotência que existem dentro de nós mesmos. Enfim, podemos nos tornar o nosso pior inimigo.


É o caso dos Estados Unidos.
Provavelmente uns 99% do mundo pensante já chegou à conclusão de que Bush foi o que poderia ter acontecido de pior para o povo americano. Depois da sua questionável eleição (primeiro mandato), a imagem do país começou um processo de deterioração lenta e terminal. As causas disso todos conhecem, não havendo necessidade de citar em profundidade tão desastrosos episódios, ainda em andamento, como a guerra do Iraque.
 
A prepotência americana cegou a população para o fato de que Bush está nas entranhas do leão americano e vai destruí-lo. Pena que as únicas pessoas que poderiam dar um fim nisto acabaram re-elegendo um ser orelhudo, de olhar idiota, que no final das contas, não passa de um inseto.